Tabela de conteúdos

Lophornis

O gênero Lophornis é um gênero de aves da família Trochilidae que apresenta cinco espécies que ocorrem no Brasil. São pequenos beija-flores com acentuado dimorfismo sexual sendo que os machos apresentam belíssima plumagem verde com chamativos ornamentos nas bochechas. Suas espécies estão distribuídas em grande parte do território brasileiro, do extremo norte no estado de Roraima até o Sudeste e Sul do país, no estado de Santa Catarina.

Lophornis ornatus - beija-flor-de-leque-canela


  Registros de beija-flor-de-leque-canela no WikiAves

O beija-flor-de-leque-canela macho com fronte e garganta formando um escudo verde-brilhante; alto da cabeça marrom-avermelhado intenso; lado dorsal, coberteiras das asas e retrizes centrais verde-dourado-brilhante; as penas da barriga com margens ocre-acinzentadas; faixa transversal do uropígio branca; penas laterais do pescoço marrom-pálidas com pontos finais verde-enegrecidos brilhantes, as mais compridas atingindo até 23 milímetros; retrizes laterais com bordas verde-brilhantes na ponta e barba externa; supracaudais vinho-enegrecidas; infracaudais marrom-avermelhadas; asa púrpura-enegrecida; bico vermelho com ponta escura e pés marrons.
O beija-flor-de-leque-canela fêmea com fronte, garganta, peito, infracaudais e pontas de todas as retrizes marrom-avermelhados; lado dorsal, coberteiras das asas e flancos verde-dourados; faixa do uropígio ocre-esbranquiçada; supracaudais vinho-enegrecidas; meio da barriga marrom-acinzentado; retrizes laterais marrom-avermelhadas na base e com longa faixa subterminal verde-enegrecida, retrizes centrais e as supracaudais mais compridas verde-bronze; mandíbula preta, maxila vermelha com ponta preta e pés pretos. Tamanho 7 centímetros e peso 2 gramas tanto macho como fêmea.
O que o difere do L. gouldii é que as penas laterais do pescoço são marrom-pálidas com pontos finais verde-enegrecidos brilhantes.

Lophornis gouldii - topetinho-do-brasil-central


  Registros de topetinho-do-brasil-central no WikiAves

Mede entre 6,8 e 7,6 centímetros de comprimento.
O macho do topetinho-do-brasil-central com fronte e garganta formando um escudo verde brilhante intenso; topete marrom-avermelhado; occipício, coberteira das assa, alto do dorso e lado ventral verdes; faixa transversal no uropígio esbranquiçada; supracaudais vinho-escuro; as penas laterais do pescoço brancas, de comprimento variado e pontas mais volumosas preto-brilhante; retrizes centrais verde-bronze com base castanho-avermelhadas com pontas bronze; bico vermelho com ponta preta e pés marrom-enegrecidos.
A fêmea do topetinho-do-brasil-central com lado dorsal, coberteira das asas, peito, flancos, manchas da garganta e retrizes centrais verde-brilhantes; faixa transversal do uropígio branca; supracaudais cobre-brilhantes; infracaudais e parte basal das retrizes, como também as pontas das retrizes laterais, castanho-avermelhadas; retrizes laterais com larga faixa subterminal verde, a qual sobe um pouco nas barbas externas; garganta branca com pontos verdes; barriga cinza-lavado; asa púrpura-enegrecida; mandíbula preta, maxila vermelha com ponta preta e pés pretos.

Lophornis pavoninus - topetinho-pavão


  Registros de topetinho-pavão no WikiAves

Mede cerca de 8,4 centímetros de comprimento.
O macho do topetinho-pavão é verde bronzeado, fronte verde cintilante com mácula central vermelho alaranjada; as penas laterais do pescoço verde brilhantes, largas e bastante alongadas, com ponta final preta; pequena mancha subocular branca com debrum avermelhado; faixa transversal do uropígio branca; uropígio e cauda verde cobre; asa púrpura enegrecida; bico e pés pretos.
A Fêmea do topetinho-pavão é semelhante ao macho, mas sem brilho no alto da cabeça e penas alongadas no lado do pescoço.

Lophornis chalybeus - topetinho-verde


  Registros de topetinho-verde no WikiAves

O topetinho-verde é um pequeno beija-flor que mede entre 7,5 a 8,5 centímetros e pesa apenas 3 gramas.
Os machos desta espécie são elegantes e apresentam longos tufos de penas verdes com as pontas brancas na garganta. Quando eriçados, mostram bela mancha verde iridescente atrás dos olhos. Os machos não apresentam topete na cor vermelha na cabeça.
A fêmea não tem os espetaculares tufos de longas penas na bochecha e em vez disso tem uma garganta marrom, peito com manchas brancas e uma faixa facial abaixo do olhos esbranquiçada. Ambos os sexos exibem uma banda branca no uropígio como fazem muitos outros do gênero, que para o macho é branca e para a fêmea é amarronzada.

Lophornis magnificus - topetinho-vermelho


  Registros de topetinho-vermelho no WikiAves

O topetinho-vermelho mede cerca de 6,8 centímetros de comprimento.
O macho possui topete vermelho e as laterais do pescoço brancas com uma faixa verde, em forma de leque e a fêmea não possui topete ou leque no pescoço.
Habita capoeiras e áreas abertas floridas, tais como jardins.
Encontrado exclusivamente no Brasil, de Alagoas e Bahia ao Rio Grande do Sul, em direção oeste até Goiás e Mato Grosso.

Referências